Cada ser humano vem ao mundo como um ser bom...

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito...

Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas... que ele já fez.



A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.

Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.

Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:"Eu sou bom".

Sawabona Shikoba!


SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:

"EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM".

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é:

"ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".

Reelendo esse costume africano, não pude deixar de fazer uma comparação com uma história que tem me servido de inspiração para o roteiro de 10 anos do meu amado grupo Coral Esperança do Mundo...


"A Lua e a Princesa" de Daisaku Ikeda

Você sabia que a dona Lua observa todas as crianças durante a noite? Ao observar Satiko, ela fica muito preocupada pois a menina é fraca e não gosta de se alimentar. Numa viagem emocionante e reveladora, Satiko descobre que todas as crianças, de todas as partes do mundo, são príncipes e princesas no País da Lua. Isso muda completamente sua vida... (resenha)

História essa que também vem embasada naquilo que acredito... no potencial ilimitado de cada ser humano, que na filosofia budista é chamado de estado de buda... mas...

(Estado de BUDA - O que é?)

Nenhum comentário: